quinta-feira, 14 de março de 2013

PEC das domésticas passa pela CCJ no Senado


No mês que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres (08), as domésticas estão perto de conquistar mais direitos como trabalhadoras. Isso porque, ontem, foi aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. Para começar a valer, a PEC precisa apenas passar por votação no plenário do Senado para, em seguida, ser promulgada no Congresso Nacional.
A PEC, conhecida como PEC das domésticas, altera na constituição a idéia que os trabalhadores domésticos são diferentes dos demais trabalhadores, ampliando, assim, o direito dessa categoria. Direitos como FGTS, jornada de trabalho de, no máximo, 44h, horas extras, adicional noturno, auxílio creche e salário família passarão a ser garantidos. Alguns entrarão em vigor imediatamente, como as horas extras. Outros precisarão ainda de regulamentação, a exemplo do adicional noturno.
Comemoramos mais essa conquista das trabalhadoras domésticas, que hoje somam 6,7 milhões de brasileiras, e mesmo com os avanços, apenas 26,3% dessas são formalizadas. Ainda há muito a ser feito, estamos #SemprenaLuta pela valorização profissional dessa categoria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário