sexta-feira, 22 de março de 2013

Mais bicicletas por uma cidade sustentável




No próximo dia 24, será inaugurada, por iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife, as ciclofaixas móveis. São ciclofaixas com percurso total de 25,5km e passarão por 19 ruas e avenidas, e bairros como Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, Graças, Espinheiro, Santo Amaro, Recife Antigo, Bairro de São José, Cabanga, Pina e Boa Viagem, unindo assim a zona norte à zona sul.
Além da ciclofaixas, o percurso contará com 160 bicicletas disponíveis, assistência mecânica para as bicicletas e apoio médico para os ciclistas. O percurso será todo sinalizado, terá 4 mil cones isolando as ciclofaixas e 200 agentes de trânsito e monitores.
Essa medida, juntamente com o projeto do Porto Digital, em parceria com a Fundação Itaú, a Secretaria de Cidades do Recife e a Serttel, o Porto Leve, que disponibiliza bicicletas no centro da cidade para a população, entre outras ações em busca da melhoria da mobilidade urbana, tem trazido a tona o debate em torno do uso das bicicletas como transporte sustentável, capaz de melhorar o trânsito no Recife.
Porém, esse assunto não é tão atual. Em 6 de abril de 2011, foi sancionado  projeto de lei de autoria do vereador Jurandir Liberal, que cria o Sistema Cicloviário do Recife.
O Sistema Cicloviário do Recife foi elaborado através de vários estudos feito por técnicos, engenheiros e sua construção contou com o apoio da população recifense, através de reuniões públicas e consulta popular. Seu objetivo é incentivar o uso das bicicletas para o transporte na cidade do Recife, não só para o turismo, mas para atividades do cotidiano, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.
Com base no plano, deveria haver uma rede viária para o transporte por bicicletas, composto por ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais, além de locais específicos para estacionamento: bicicletários e paraciclos. Além de detalhar toda a infraestrutura, tanto das vias como dos bicicletários, atividades educativas e promoção do lazer ciclístico e a conscientização ecológica.
O Sistema Cicloviário é um projeto que muito pode contribuir para a construção do Plano Diretor Cicloviário, recentemente divulgado pela Prefeitura. O vereador Jurandir Liberal se coloca a disposição da gestão municipal para que o Plano Diretor Cicloviário seja construído de forma rápida e eficaz. O Recife tem urgência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário