quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vereadores lembram Dia da Consciência Negra



O vereador Jurandir Liberal (PT) lembrou o Dia da Consciência Negra, celebrado na data de hoje, 20 de novembro. O parlamentar citou a luta de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. “Lembramos hoje, não somente a luta de Zumbi, como também a luta cotidiana de negras e negros por direitos. A luta não parou com a abolição. Não parou com a falaciosa assinatura da Princesa Isabel. Um erro histórico é atribuir a abolição à monarquia da época e suas elites, que, na realidade, por temerem uma revolução em proporção maior, assinaram a abolição”, disse.

Jurandir Liberal ainda apresentou dados atuais sobre a população negra. “Hoje, no Brasil, 51% da população é formada por negros. No entanto, ainda encontramos um quadro de profunda desigualdade no país. Exemplo disso é que os negros representam apenas 20% dos brasileiros que ganham mais de dez salários mínimos. Estes são dados fornecidos pelo observatório da população negra. Percebemos ainda que as mulheres negras ainda são as maiores vítimas de agressão e assassinato e são maioria no subemprego”, ressaltou.
A criação de políticas públicas municipais para a valorização da cultura e religiosidade negra também foi citada pelo parlamentar. “A criação da Terça Negra; das Conferências de Igualdade Racial e o reconhecimento à liberdade de culto e apoio às religiões de matriz africana. Avançamos, mas a escravidão ainda não acabou. A opressão continua e somos todos e todas escravos dos modos de produção e sua relação com o capital. Que o 20 de novembro seja permanente e cotidiano em nossas lutas”, disse.
O vereador Maguari (PSB) também recordou a data da Consciência Negra, durante o Pequeno Expediente desta terça (20). Ele citou a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 22. Joaquim Barbosa será o primeiro negro a comandar a mais alta corte do Brasil. “Será uma festa para o presidente Joaquim Cardoso. Os brasileiros estão felizes pela sua conduta e trabalho em defesa da legalidade. A corte ganha destaque em nosso país. Será uma grande celebração com estimativa de que 2 mil e 500 pessoas estarão presentes na posse do novo presidente do STF em Brasília”, frisou.
Maguari concluiu o discurso parabenizando os negros brasileiros. “Quero desejar os meus parabéns para toda a comunidade negra, principalmente os brasileiros que fizeram e fazem pelo nosso país”, finalizou.  

Extraído do site da Câmara Municipal do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário