quarta-feira, 27 de abril de 2011

Jurandir, Presidente da Câmara Municipal do Recife


O engenheiro Jurandir Liberal chega à presidência da Câmara Municipal do Recife após votação unânime na Casa de José Mariano. O parlamentar vai comandar o legislativo municipal no biênio 2011/2012, e pretende imprimir uma gestão transparente, e em contato direto com a população da cidade. Leia, abaixo, uma entrevista com o parlamentar, que, ao longo dos seus 10 anos de mandato foi líder do Governo, líder do Partido dos Trabalhadores, presidiu a Comissão de Legislação e Justiça, integrou a Comissão de Meio Ambiente, Transporte Trânsito e, mais recentemente, foi relator do Plano Diretor do Recife.
Quais vão ser os pilares da sua gestão?
Jurandir - Iremos trabalhar para que a democracia esteja presente em todos os atos do legislativo. Queremos abrir canais plurais de diálogo, com respeito às diferenças ideológicas das forças políticas e partidárias existentes e iremos primar pela vivência em um ambiente harmônico, onde vereadores e vereadoras poderão atuar de modo colaborativo. Compreendemos que a nossa câmara deve manter sua autonomia e lutar pelo reconhecimento público do seu papel, sempre em consonância com os outros poderes constituídos em nosso estado.
Como vai ser o diálogo com o Executivo e demais poderes?
Jurandir - Nossa missão também passa por uma relação de respeito e parceria com o executivo. Estaremos dispostos a colaborar com o enriquecimento de todos os projetos que serão encaminhados pelo poder Executivo. É importante ressaltar que a Câmara do Recife tem sido historicamente muito propositiva, em termos de apresentação de projetos para a melhoria da qualidade de vida da população. Portanto, compreendemos que a relação com os demais poderes precisa ser de troca e de cooperação.
E a relação com a oposição?
Jurandir – Iremos trabalhar de modo a ouvir as proposições e questões que a oposição irá apresentar. Abriremos espaço de todas as forças e partidos que compõe a Casa de José Mariano, sem ferir a autonomia do poder e sem deixar de procurar estabelecer o diálogo propositivo com todos os/as parlamentares. A oposição tem um papel importante dentro do poder legislativo e precisa ser respeitada.
Como o Sr. pretende instituir o diálogo com a sociedade?
Jurandir - Iremos investir em uma comunicação direta com a população. Estaremos trabalhando, com a Câmara, com transmissão das reuniões via site, assim, a sociedade recifense vai acompanhar os trabalhos e interagir com o poder. Também tem a TV Câmara, que vai divulgar as ações dos vereadores e do conjunto da casa de José Mariano. Brevemente, teremos a Rádio Frei Caneca, um importante espaço de difusão de informações sobre as ações do Executivo e do Legislativo Municipal. É importante ressaltar que a instituição permanecerá com suas portas abertas para receber a comunidade, organizações da sociedade civil e representantes de movimentos sociais em audiências, reuniões e demais atividades. Dessa forma, estaremos trabalhando para que a população possa participar, ainda mais, do cotidiano dos trabalhos.
Quais as prioridades imediatas para o início da gestão?
Jurandir – Imediatamente temos que analisar o Plano de Mobilidade e Acessibilidade do Recife, enviado pelo Executivo. Trata-se de um complemento do Plano Diretor e uma dos elementos do Estatuto da Cidade. Compreendo que a sociedade recifense e de toda a área metropolitana será beneficiada com a implementação das diretrizes do plano. Além disso, temos que continuar gestando esforços para viabilizar o projeto de modernização física e tecnológica da Câmara, iniciado na gestão anterior. Estamos, desde já, procurando um espaço para abrigar um novo prédio para comportar nossas atividades e contamos com o apoio do prefeito João da Costa para essa iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário