terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Felipe Carreras apresenta projeto de adoção de orla



Até o final deste mês o projeto de adoção do calçadão de Boa Viagem será fechado pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e a previsão é que ele começará a ser executado nas primeiras semanas de novembro. Antes disso, o secretário Felipe Carreras comparecerá à Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, para exibir a maquete eletrônica do projeto, apresentar detalhes técnicos e explicar como as obras irão impactar os sete quilômetros do principal cartão postal da cidade.

Foi isso o que resultou da reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente, na manhã desta quinta-feira, 17, da qual o secretário participou atendendo a convite do grupo. “O objetivo do projeto é revitalizar a orla, garantir uma manutenção melhor, com equipamentos mais modernos e diversificar a prática esportiva. Vamos colocar as quadras à disposição de crianças e jovens, de forma mais democrática. Será criado um hotsite com aplicativo para marcar a ocupação das quadras, de maneira a garantir a participação de toda a população nos equipamentos públicos”, disse o secretário, na reunião.

Participaram o presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Jurandir Liberal (PT), Priscila Krause (DEM) e Aerto Luna (PRP). Priscila disse ao secretário que vinha acompanhando pelos jornais as informações sobre o projeto de adoção da orla, mas que não tinha conhecimento de nenhum ato administrativo e por isso estava solicitando detalhes. “Afinal, trata-se de uma zona especial de proteção, pois está no leito de um curso de água. Também quero saber como se dará o impacto visual do projeto na orla, uma vez que ele envolverá publicidade de empresas”, afirmou.

Felipe Carreras explicou que vinha recebendo, através da sua secretaria, críticas sobre a situação dos equipamentos de lazer e esportivo da orla de Boa Viagem, do ordenamento do comércio na área, e detectou que era necessário fazer uma intervenção. “Iniciamos um projeto que vai melhorar o uso dos equipamentos, os brinquedos infantis, as quadras esportivas, troca de chuveiros e melhoria dos banheiros. No Segundo Jardim, especificamente, haverá equipamentos para idosos, academia de ginástica e revitalização da pista de cooper, de 500 metros”. Empresas particulares irão adotar a área, para garantir a execução das obras e a manutenção. “Acredito que será mais de uma empresa”, informou.

A orla será adotada da mesma forma que as praças e sítios históricos já o são, no Recife, através da lei municipal número 15.906, de 20 de julho de 1994, que dispõe sobre adoação de sítios e parques ecológicos por pessoas jurídicas de direito privado, inclusive instituições com fins lucrativos. “Usamos esta lei porque foi uma forma de agilizarmos o projeto, com a cobertura da lei. Entretanto, estamos resgatando as experiências de adoção de outros sítios no Recife”, disse o secretário. A contrapartida das empresas que venham a adotar a orla será a exposição da marca no trecho em que se fizer a manutenção.

A Comissão de Meio Ambiente alertou o secretário para as restrições do uso da propaganda, de forma a que os sete quilômetros da orla de Boa Viagem não fiquem padronizados com única marca. O secretário garantiu que não haverá conflitos pois a expoisção do marketing será apenas nos equipamentos revitalizados. “Não permitiremos uso da propaganda em paradas de ônibus, lixeiras ou relógios, por exemplo. Só nas quadras esportivas e equipamentos recuperados”, garantiu. Ainda não existe um cálculo do valor total do projeto. Carreras também disse que o reordenamento do comércio na areia não entra nessa iniciativa, como também os quiosques do calçadão, pois eles são da competência da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.

O vereador Aerto Luna argumentou que o projeto de adoção reforça, para ele, a tese de que a orla de Boa Viagem deveria ser um tema de uma gerência própria. “A orla tem muita complexidade e acho que ela, sozinha, mereceria ter uma gerência na prefeitura”, disse. Ao final, a vereadora Priscila Krause considerou que o encontro foi “uma primeira conversa com o secretário sobre o projeto” e que ela aguarda a apresentação do projeto executivo. “Quando tivermos acesso ao projeto, veremos melhor o que ocorrerá e quais os reais benefícios para a população”, disse.

Jurandir Liberal achou que a reunião com o secertário foi muito importante. “Fizemos o convite e Felipe Carreras compareceu para dar esclarecimentos, o que foi uma atitude positiva”, disse. Mas, da mesma forma que a vereadora, ele acha que é necessário aguardar para se ter uma opinião definitiva sobre o projeto. “Precisamos visualizar melhor onde serão instaladas as propagandas das empresas que irão patrocinar a manutenção da orla”, insistiu.

Por Assessoria da Câmara Municipal do Recife
Em 17/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário