sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bloco “Nem com uma flor” recebe homenagem


Por Assessoria de Impresa da Câmara Municipal do Recife

Representantes de entidades que defendem os direitos femininos participaram da homenagem proposta pelo presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), ao bloco “Nem com uma flor”. A agremiação, criada há 11 anos pela Prefeitura do Recife, tem como bandeira a prevenção e o combate à violência contra a mulher. O vereador Gilberto Alves (PTN) presidiu a solenidade que também teve a presença de Rejane Pereira, secretária da Mulher da Prefeitura do Recife, e das representantes do Conselho Municipal da Mulher, Silvia Dantas, e do Fórum da Mulher do Orçamento Participativo, Joselma dos Santos.
Em seu discurso, Jurandir Liberal disse que a melhoria da qualidade de vida das mulheres faz parte dos debates do legislativo municipal e que prestar reverência à história do bloco “Nem com uma flor” é valorizar as mulheres que sempre estiveram nas ruas lutando por uma sociedade mais justa e sem violência. “Organizada pela Secretaria da Mulher, a agremiação resgata a importância do enfrentamento a qualquer forma de opressão contra a população feminina, além de fazer parte das campanhas de orientação sobre os direitos humanos das mulheres”, destacou.
O presidente da Câmara lembrou ainda que o Congresso Nacional instalou nesta quarta-feira (8/2) uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito com o objetivo de apurar as dificuldades de aplicação da Lei Maria da Penha e discutir quais medidas podem ser aprimoradas no combate à violência contra mulheres.
Durante a solenidade, representantes de instituições que se destacaram na luta pela efetivação dos direitos sociais, civis e políticos femininos foram homenageadas com uma placa. Foram elas: Edicleia Santos e Célia Santos, do Fórum de Mulheres de Pernambuco; as entidades Cidadania Feminina, Associação das Mulheres do Alto do Pascoal e Federação do Jordão.
Para a secretária Rejane Pereira, a Câmara Municipal do Recife tem contribuído para a luta das mulheres e que o bloco é a única agremiação carnavalesca da América Latina que vai às ruas prevenir a violência contra a mulher. “O bloco ‘Nem com uma flor’ está pertinho da casa das mulheres, da vida delas. Quando uma mulher sofre violência, todas nós sofremos e o nosso trabalho é para que essa violência chegue ao fim”.
A solenidade teve ainda uma apresentação de crianças e adolescentes da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges. O bloco “Nem com uma flor” desfila pelas ruas do Bairro do Recife sempre nas quintas-feiras antes de iniciar oficialmente o carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário