sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jurandir Liberal reforça debate sobre edificações do Recife

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal do Recife


O vereador Jurandir Liberal (PT), referendou em seu discurso no pequeno expediente da Casa, a sua indicação por meio do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco, como conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).
Na oportunidade o parlamentar reforçou a importância do debate sobre as edificações do Recife, lembrando o caso acontecido recentemente no Estado do Rio de Janeiro, onde três prédios desabaram. “É uma preocupação que nós temos com as cidades construídas. Normalmente a prefeitura se preocupa em aprovar os projeto e acompanhar a execução”, enfatizou.
Jurandir Liberal lembrou ainda do posicionamento da Casa de José Mariano quando elaborou em 1991 o Plano Diretor do Recife, e disse que os parlamentares a época tiveram um excelente desempenho. “Em 2008 nós fizemos à revisão do plano diretor e eu tive o privilégio de ser o relator”, disse.
Ainda na ocasião o vereador também lembrou que “a qualquer momento o cidadão pode solicitar a vistoria da prefeitura e acionar o Crea-PE ”. Ao final ele ressaltou a sua intenção de apresentar uma emenda ao plano diretor, para ser construído um debate com as entidades de classe e a prefeitura visando evitar tragédias no Recife.

Tragédia do Rio
As plantas do Edifício Liberdade, que desabou e derrubou outros dois prédios na Avenida Treze de Maio, no Centro do Rio, na noite de 25 de janeiro, mostram que o prédio foi projetado para 15 andares quando começou a ser construído em 1938. Um ano depois, durante a obra, houve uma modificação onde os construtores conseguiram aprovação da prefeitura para acrescentar mais três andares, que tinham um recuo, e criar um subsolo. O prédio ficou pronto em 1940 e cerca de dez anos depois, em 1950, os donos do edifício tiveram uma autorização da prefeitura para fazer uma obra de extensão nos três andares mais altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário