sexta-feira, 27 de abril de 2012

27 de abril - Dia das Domésticas

Fundadora do Sindicato das Domésticas, Lenira Carvalho, presidente de honra do Sindicato Eunice do Monte, Jurandir e atual presidente do Sindicato Luiza Batista Pereira.
 
Jurandir participou, hoje, de um café da manhã promovido pelo Sindicato das Trabalhadoras Domésticas. O evento ocorreu na sede da entidade, na Rua da Concórdia, e marcou as comemorações do 27 de abril - dia nacional de pela valorização da categoria. Líderes do movimento de mulheres e integrantes da Secretaria da Mulher do Recife também prestigiaram o ato político.  A presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Luiza Batista, elogiou a ação parlamentar de Jurandir em defesa das domésticas. “Jurandir sempre apoiou a nossa luta. É o vereador mais comprometido com nossa categoria “.

No 27 de abril, a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e os demais sindicatos da categoria registram mais de 70 anos de luta. Apesar do tempo de organização, elas só têm acesso a nove dos 34 direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988. Além disso, amargam jornadas de mais de 44h semanais, recebem menos do que um salário-mínimo, sobrevivem sem carteira assinada, são vítimas de violência doméstica, do assédio moral e sexual.  De acordo com Jurandir, as domésticas representam uma classe fundamental para a economia brasileira. “O Brasil possui mais de sete mil trabalhadoras domésticas. Uma mão-de-obra que funciona como base para que outras profissões possam se desenvolver e colaborar com o crescimento do país. Contudo, elas ainda não têm seus direitos respeitados. É preciso despertar a consciência sobre o valor social do trabalho doméstico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário