terça-feira, 24 de julho de 2012

Compromisso: Lei de Jurandir Liberal prioriza atendimento aos idosos

Foi sancionada a Lei de autoria do vereador Jurandir Liberal que estabelece regras e procedimentos de prioridade no atendimento aos idosos, junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
A Lei de nº140/05 afirma que o atendimento será imediato em qualquer um dos guichês em funcionamento, respeitando-se a preferência de outros idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência que já estejam na espera, bem como dos atendimentos em curso.
Em sua justificativa, Jurandir Liberal destaca que o atendimento preferencial àqueles usuários, e não diferenciado, é um procedimento comum em diversas instituições públicas e privadas. “Muitas vezes, a existência apenas das filas exclusivas não garante a prioridade e rapidez no atendimento, descumprindo-se, desta forma, os ditames legais”, disse Jurandir.

A Lei ainda estabelece que, no caso de haver fila exclusiva para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência, na instituição, o seguinte aviso deverá ser afixado, em local visível: “Quando houver fila nesse guichê, dirija-se a qualquer outro em funcionamento, para atendimento preferencial.” O vereador ressalta que o aviso é de extrema importância. “É necessário, uma vez que muitas das instituições não orientam devidamente seus clientes sobre seus direitos, descumprindo, desta forma, também a determinação do art. 31 do Código de Defesa do Consumidor, Lei 8078/90, pela qual os fornecedores e prestadores de serviços têm o dever de apresentar aos consumidores informações corretas, claras e precisas”, disse Jurandir.
O descumprimento da Lei 140/05 sujeita o estabelecimento infrator à advertência e multa. 
Foto: Google imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário