quinta-feira, 4 de abril de 2013

Lei do rodízio vai a votação



Matéria do Diario de Pernambuco
04/04/2013


Lei do rodízio vai a votaçãoVereadores do Recife vão definir formato da restrição à circulação de veículos na capital

Publicação: 04/04/2013 03:00
A lei que poderá autorizar o rodízio de veículos no Recife será votada até o fim deste mês. A previsão foi dada ontem pelos vereadores, que discutiram o assunto em audiência pública na Câmara Municipal. A proposta para restringir a circulação de carros nos principais corredores da cidade está sendo estudada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife. A restrição seria implementada, a princípio, nos horários de pico da manhã e do fim da tarde. O modelo deverá ser testado no próximo mês.

Para elaborar o projeto de lei, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara começou a receber sugestões dos vereadores sobre o assunto. Além das ideias, que serão aceitas até a sexta-feira da próxima semana, a comissão deve analisar dois projetos que já tramitam na casa legislativa e a proposta que está sendo elaborada pela prefeitura. “A aprovação da lei é que dará respaldo para se aplicar a restrição aos veículos”, afirmou o vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da comissão e escolhido para relatar o projeto. O objetivo é que o plenário da Câmara vote o projeto neste mês. 

Das iniciativas sobre rodízio que tramitam na casa, a mais recente foi apresentada pelo vereador Gilberto Alves (PTN) em 2010. A mais antiga, de 2008, tem autoria do ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), que a elaborou após conhecer as restrições implantadas em São Paulo e na Cidade do México. 

A audiência pública de ontem teve como ponto de partida as propostas apresentadas pelo secretário municipal de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. Segundo ele, haverá restrições para os carros circularem apenas em algumas áreas e horários do dia. “Essas áreas serão observadas e analisadas”, disse. 

No debate de ontem, grande parte dos vereadores se mostrou favorável a restringir a circulação de veículos. A vereadora Priscila Krause (DEM) considera necessária a aplicação de medidas desse tipo na cidade e a priorização do transporte público coletivo. Mas a prefeitura, segundo ela, precisa realizar pesquisas de origem-destino dos passageiros e motoristas de carros para se evitar “intervenções equivocadas” no trânsito da cidade.

Rodízio no RecifeO rodízio deve ser aplicado nos principais corredores viários

Entre essas vias estão as avenidas Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Morais, Caxangá e Abdias de Carvalho

A restrição será nos horários pico, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h30.

Nos dias ímpares, apenas os veículos com placas terminadas com esses números poderãos circular. O mesmo acontecerá nos dias terminados com os pares 

Os testes de rua devem começar em abril nas avenidas Caxangá e Rua Real da Torre

Evolução da frota do Recife
1970    115.838
1980    203.608
1990    335.526
2010     527.840
2011    570.979
2012    607.781

Fonte: Detran-PE e Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano

2 comentários:

  1. COMO SERÁ A OPERACIONALIZAÇÃO DISTO??
    A CTTU hoje não consegue ser proativa na gestão dos engarrafamentos. Não possui autoridade para propor e serem executadas pela PCR as melhorias na vias.
    Como está a manutenção de placas, sinais e faixas de transito?
    Teremos então, centenas de guardas com caneta na mão apenas aplicando multas.
    Acho que estão invertendo as prioridades de soluções.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, não se pode começar a proibir, quando não se tem uma alternativa de qualidade que permita a população o "ir e vir" na cidade onde mora. Se não temos transporte de qualidade como poderemos deixar de circular com nossos veículos. Sempre ouvir isso dos "entendidos em transporte", mas até hoje não vi nenhum deles andando de ônibus. Afinal são muito ocupados, mas nós não.Falar e sugerir é facil, quando é na pele dos outros. Proponho então que a partir de hoje todos os Secretários e demais "autoridades em transporte" andem de ônibus. Será que eles vão gostar da minha sugestão? kkkk...

    ResponderExcluir