O plenarinho da Câmara Municipal do Recife foi palco, na
manhã desta quarta (03), de reunião pública para discutir a implantação de
medidas restritivas ao transporte individual, como forma de diminuir os
problemas no trânsito recifense.
Convocada pela Comissão de Meio Ambiente, Transporte e
Trânsito, da qual o vereador Jurandir Liberal é presidente, a reunião contou
com a participação do secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, a
presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra Costa, representante do Grande Recife
Consórcio de Transporte, Maria Ivana Vanderlei, presidente da CTTU, Taciana
Ferreira, representante da Fetracan, Jorge do Carmo, coordenadora da Câmara de
Mobilidade e Acessibilidade do Clube de Engenharia, Manuela Dantas, vereadores
e membros da comissão Priscila Krause e Aerto Luna, além de demais vereadores
da casa e sociedade civil.
A discussão girou em torno das intervenções no trânsito propostas
pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), mais especificamente a respeito do
rodízio de veículos automotores, da construção de corredores de ônibus, das
ciclovias e da regulamentação das calçadas.
O secretario João Braga afirmou que a prioridade da gestão
era cuidar da mobilidade das pessoas, não dos veículos. “A maioria do povo do
Recife usa transporte público, pedala ou caminha pelas calçadas. Essa é nossa
prioridade. As pessoas que andam de carro representam apenas 30% e ocupam 70%
do sistema viário”, destacou Braga.
O secretario ainda esclareceu sobre a diferença entre o
sistema de restrição, a ser implantado e o rodízio de veículos. “O rodízio
atinge toda a cidade, durante o dia todo. A nossa ideia é limitar algumas áreas
para circulação de carros, durante algumas horas do dia. Serão áreas pequenas.”.
Os vereadores Jurandir Liberal e Priscila Krause, no
entanto, enfatizou que essas medidas não podem acontecer sem um prévio estudo. “É
preciso fazê-la com calma, com tempo, não se pode fazer de uma hora para outra.
É preciso ter bases científicas e não ficar apenas no achismo”, disse Priscila.
Jurandir complementou o pensamento da vereadora propondo que a PCR realize uma
pesquisa de origem-destino dos passageiros que usam o sistema público de
transporte, para detectar onde estão localizados os problemas do trânsito.
A coordenadora da Câmara de Acessibilidade e Mobilidade do
Clube de Engenharia, Manuela Santos, colocou que essas intervenções da
prefeitura precisam ter em vista um longo prazo. “Não basta fazer as mudanças
pensando apenas na Copa, todo plano de mobilidade deve ser pensado para os
próximos 20 anos, se não perde o sentido”, afirmou Manuela.
Essa proposta do sistema de restrição de veículos já foi
pauta de discussões na Casa José Mariano no ano de 2008, quando o, então,
vereador Liberato Costa Jr, deu entrada no Projeto de Lei nº19/2008 e no ano de
2010, quando o vereador Gilberto Alves apresentou o Projeto de Lei 77/2010. De acordo com o
vereador Jurandir Liberal, para a elaboração do novo projeto, esses serão estudados
e avaliados, para assim compor o plano da Prefeitura do Recife.
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